sexta-feira, 26 de julho de 2013

Águas de Verão - II


A propósito da postagem “Águas de Verão”, relacionada com o abastecimento de água à freguesia de S. Matias, tomei hoje conhecimento da seguinte Informação da Câmara Municipal de Nisa datada do dia 23 do corrente:
 
 

Vamos por partes:
Em primeiro lugar, segundo julgo saber, e façam o favor de me corrigir se estou enganado, a responsabilidade pelo sistema de abastecimento de água em baixa é dos municípios, sendo responsabilidade da empresa “Águas do Norte Alentejano”  (AdNA) o sistema de abastecimento de água em alta. Ou seja, compete à AdNA a captação, tratamento e transporte da água até aos reservatórios municipais, competindo aos municípios a distribuição da água tratada até aos pontos de consumo directo, ou seja, até cada um dos consumidores.
Em segundo lugar, o Município de Nisa é acionista da AdNA, concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte Alentejano, detendo 51.311 acções, no valor de 256.555,00€, a que corresponde 3,42% do Capital Social da Empresa. A CMN atira as culpas da situação para cima da AdNA, sendo que a CMN é parte da própria AdNA. Sou só eu a ver aqui algum surrealismo?
Por último, esta situação não é de ontem: vem ocorrendo há alguns anos, a cada Verão que passa, sem ter sido resolvida. Após terem lido esta Informação do Município, estou certo que os fregueses da Falagueira e do Monte Claro, se amanhã de manhã quiserem tomar banho e não houver água, se vão sentir muito mais confortados, ao saberem que a CMN está atenta ao problema e solidária com os seus munícipes. É sabido que atenção e solidariedade, se não lavam o corpo, sempre ajudam a lavar a alma. Quando estas virtudes já vêm de longe, então, nem se fala!


Boletim Municipal - Junho de 2006
 


 

Sem comentários: